Em São Luís negociações entre servidores e prefeitura não avançam

De mal a pior: Edivaldo propõe 3% de reajuste e trabalhadores revoltados acertam paralisação de advertência

Em meio à tentativa incessante de construir um palanque em forma de “trampolim” para a eleição de Flávio Dino em 2014, a prefeitura de São Luís não vive bons momentos. Principalmente no que se diz respeito à garantia de direitos para os servidores do município, que não estão muito satisfeitos com as últimas atitudes do governo municipal.
A começar da contraproposta de reajuste salarial de 3% anunciada em mesa de negociação pela prefeitura no último dia (15/04) no auditório da Secretaria de Turismo (Setur), tachada pelos sindicalistas como “indecente”. Segundo o secretário de planejamento, José Cursino, a prefeitura está agindo dentro do limite da LRF - Lei de responsabilidade Fiscal, o que exige muito maior avaliação quanto a ajustes orçamentários.

Diante disso, os sindicatos reuniram-se na sede do Sindeducação –Sindicato dos Professores no último dia (17/04) para avaliar não só a proposta da prefeitura, mas o andamento das negociações, que segundo Sérgio Gutemberg presidente do Sindacs - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, não avançou quase nada.

“É inaceitável que de uma lista de 11 pautas, ainda não conseguimos avançar em nem 20% das pautas apresentadas” Disse Sérgio.

A reunião serviu também para acertar a realização de um ato de paralisação de advertência em resposta ao não cumprimento das pautas apresentadas à prefeitura durante as rodadas de negociação. Ficou marcada portanto, no dia 25 de Abril a realização de uma paralisação de advertência de todos os trabalhadores que prestam serviço público para o município de São Luís.

Na opinião da professora Elizabeth Castelo Branco, Presidente do SINDEDUCAÇÃO, “É preciso avançar na negociação. Os trabalhadores exigem isso. Para tanto é necessário a prefeitura nos informar os números reais para que a negociação avance, pois o que não está havendo é o cumprimento daquilo que é acordado entre os trabalhadores e a prefeitura. E o que fica é uma imensa bola de neve, acumulando as dívidas da prefeitura com os trabalhadores.”

Por Lucio Silva

1 comentários:

  1. Há alguma novidade sobre a negociação referente ao reajuste salarial? Essa contra- proposta (que está mais pra ser contra o servidor) apresentada pela prefeitura é o espelho da importância e o compromisso que essa administração tem com a "valorização do servidor municipal publico". Vergonhoso, indecente e o que é pior pra eles. Alarmante, pois isso refletirá nas eleições próximas.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Seu comentário é muito importante!
Obrigado!